A importância da análise de água na indústria de laticínios

A análise de água é de suma importância no setor alimentício, pois está diretamente ligado à saúde do consumidor. A indústria de laticínios, por trabalhar diretamente com componentes líquidos, é uma das áreas que mais necessitam dos serviços de coleta e amostra de água.

A importância dos serviços de análise de água vão muito além do uso da mesma pelas pessoas que frequentam o local de trabalho da indústria de laticínios, seja para ingerir água, tomar banho ou lavar o local de trabalho. As empresas que processam leite despejam de 1 à 6 litros de despejo por cada leite processado, ressaltando não somente a importância desta indústria estar regularizada, como também na atenção necessária para tratar o seu sistema de efluentes.

laticionio, industria, analise, agua

A indústria de laticínios deve ter atenção na coleta e amostra de seus resíduos líquidos, pois seus produtos tem relação direta com a saúde de seus consumidores, além de serem comuns no cotidiano da população.

É importante lembrar que o lançamento de efluentes líquidos nos corpos receptores deverão obedecer aos limites estabelecidos de acordo com as condições da qualidade da água, conforme sua classe de padrões de lançamento de efluentes. Isso serve para todos os setores alimentícios, que devem estar dentro dos padrões regulatórios de despejo líquido, do frigorífico à empresa de laticínio.

Quais laboratórios confiar para realizar a análise de água em uma indústria de laticínios?

Como vimos acima, por estar diretamente ligado a saúde do consumidor, e por trabalhar diretamente com componentes líquidos, até mesmo a coleta de amostra é recomendado que o laboratório realize, e não a indústria.

A ISO 17025, selo de qualidade Inmetro, é uma garantia que a indústria de laticínio possui em relação a qualidade e confiabilidade do laboratório contratado. Quando for buscar um laboratório lembre-se sempre de perguntar se possuem este selo de qualidade. Os laboratórios que possuem a ISO17025 passam por constantes vistorias, assim certificando que os técnicos são capacitados para fazer a coleta da amostra de maneira correta e analisar os resíduos dentro dos parâmetros estipulados pela norma.

leite, industria, laticinio, analise, agua, hidroanalise

Além do evidente uso dos produtos laticínios pela população, as indústrias que fabricam leite e seus derivados despejam de 1 à 6 litros de despejo líquido por cada leite processado, tendo impacto direto com o meio ambiente.

Além disso, o selo garante ao cliente que contrata os serviços de laboratórios ambientais que os serviços solicitados estarão dentro dos padrões internacionais de qualidade estipulados, já que o INMETRO é um órgão de certificação internacional, tendo acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation.

Necessita de uma analise de água para sua empresa de laticínio?

Então não perca mais tempo e entre em contato com a Hidro Análise – Laboratório de Análises Ambientais, e faça um orçamento com o laboratório credenciado pelo Inmetro no Mato Grosso.

 

Redator e Analista SEO, ajudando a sua empresa a ter conteúdo de qualidade na internet! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.

Dicas Relacionadas