A importância de realizar a Análise de água em condomínios

Apesar da água que consumimos ser tratada pelas empresas de saneamento (na qual seguem os padrões de regulamento exigidos pelo ministério da Saúde), ela pode sofrer algum tipo de contaminação durante seu armazenamento devido ao lugar onde ficam depositadas (como as caixas d’água), que muitas vezes ficam por muito tempo sem passar por uma limpeza, ou sofrem a ação do tempo quanto ao seu material, criando rachaduras ou tampas danificadas em suas estruturas.

Por isso é muito importante que os síndicos e proprietários dos condomínios no Mato Grosso realizem a análise da água em caixas d’água, reservatórios ou até mesmo poços artesianos, caso haja algum. Este é um importante passo para àqueles que desejam garantir aos seus condôminos a segurança no consumo da água em seus condomínios. Essencial é esta medida para manter a boa qualidade da água, pois evita a proliferação de muitas doenças, como:

  • Leptospirose
  • esquistossomose
  • Hepatite A

além da proliferação do mosquito da Dengue e de doenças gastrointestinais.

Outro ponto muito importante para se realizar a análise de água são nos reservatórios inferiores, muitas vezes localizados no setor subterrâneo e em poços artesianos. Além desse fator poder contaminar a água e aumentar a probabilidade de proliferação de bactérias nocivas a saúde dos residentes, também ocasionam em infiltrações ou acúmulos de resíduos nas paredes.

análise de água em condomínios condômino

É importante realizar a análise de água em condomínios para que os moradores não passem por algum risco de pegar doenças devido à água contaminada.

Qual o tempo recomendado para realizar a análise de água em um condomínio

Além da limpeza da caixa d água e dos demais reservatórios líquidos do condomínio ser um fator muito importante, a análise, a cada 6 meses, também é recomendada. Sempre contrate laboratórios especializados em análise de água que sejam acreditados pelo INMETRO com a ISO17025, além de empresas profissionais de limpeza para os reservatórios de água.

Confira abaixo as principais causas que ocasionam na contaminação da água em condomínios:

  • Caixas com vedação inadequada
  • Tampas danificadas
  • Estrutura rachada
  • Falta de limpeza periódica

Todas as causas apresentadas acima favorecem a entrada de animais como ratos, lagartixas, rãs e pássaros, além de insetos, o que podem ocasionar em uma maior presença desses animais e consequentemente na contaminação da água do condomínio transmitida pelos mesmos.

análise de água em condomínios laboratório

Sempre realize análise de água em condomínios com empresas acreditadas com a ISO17025 pelo órgão Inmetro.

Qual a orientação para realizar a análise de água em condomínios?

A orientação é que, além de limpar o reservatório, é preciso fazer periodicamente a análise de qualidade da água, procedimento com a finalidade de identificar a presença de elementos nocivos aos seres humanos e bactérias. Nos condomínios onde existem poços artesianos, não basta só analisar a água dos reservatórios, mas também a água oriunda deste poço. A avaliação garante que a qualidade da água segue os padrões definidos pelo Ministério da Saúde

No teste de potabilidade da água, o líquido passa por análises físico-químicas e microbiológicas, que permitem observar a presença de bactérias que podem causar doenças, os níveis de salinidade e acidez, assim como as características visuais da água, pois ela deve ser incolor, inodora e insípida (sem sabor).

Não perca mais tempo ou sofra riscos de causar danos a saúde de seus inquilinos. Ligue agora para a Hidro Análise, laboratório certificado pelo Inmetro, que realizamos os procedimentos de análise de água em seu condomínio seguindo os padrões recomendados pelas instituições regulamentadoras!

Redator e Analista SEO, ajudando a sua empresa a ter conteúdo de qualidade na internet! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.

Dicas Relacionadas

Adicionar um comentário