A importância de realizar a Análise de Água em Frigoríficos

Todo dono de frigorífico que preza pelo seu negócio sabe das rigorosas exigências sanitárias em relação ao uso (e reuso) da água utilizada no local para os diversos processos que esse tipo de indústria exige. Você que é dono de um frigorífico, já realizou a análise de água da sua empresa?

Por quê é importante a análise de água em frigoríficos?

Com a crescente escassez da água, as exigências por parte dos órgãos governamentais se tornam necessárias. Porém a verdade é que ainda ocorre muito o uso excessivo da mesma. Tendo este ponto em vista, a necessidade de conservar a água para reuso (e a mesma deve estar dentro dos padrões estabelecidos para consumo e uso) são cruciais não só para a sobrevivência da indústria alimentícia (incluindo os frigoríficos), como também para a natureza, da onde provem o uso deste líquido tão necessários em nossas vidas e que, infelizmente, é finito.

analise_de_agua_frigorifico

A reutilização da água só traz benefícios para o frigorífico; mas deve ser feito com cuidado, realizando análises nos líquidos utilizados pelo setor.

Os órgãos mundiais não só reconhecem e incentivam a técnica de reuso direto ou indireto da água nos mais derivados setores, como também exigem que a reutilização desta água esteja nos padrões estabelecidos para que não haja riscos em relação a integridade do produto oriundo do frigorífico. Esta é uma maneira não somente de garantir a preservação da água, como também em cuidar e assegurar que tanto clientes quanto colaboradores do frigorífico não tenham riscoas à saúde.

Por isso é importante realizar a análise de água nos frigoríficos com laboratórios credenciados com a ISO 17025 pelo órgão INMETRO. Laboratórios acreditados passam por uma revisão rigorosa de qualidade para assegurar que a coleta de água realizada nos frigoríficos, assim como as análises feitas nos laboratórios tenham o resultado satisfatório para que a água possa ser utilizada; ou então para que possa se detectar o problema e conseguinte resolve-lo.

analise_de_agua_frigorifico

A análise de água em frigoríficos não serve somente para reutilizar a água, reduzindo custos e danos a natureza, como também assegura a segurança dos seus colaboradores que utilizam a água no local.

É possível reduzir o consumo da água do frigorífico

Assim como outros setores necessitam de análise de água, como condomínios por exemplo, os frigoríficos também precisam. Com uma análise de água realizado por um laboratório de análise de confiança, é possível averiguar se é possível realizar um reuso deste líquido para não somente reduzir custos, como também preservar a natureza e evitar a escassez cada vez mais rápida deste elemento tão crucial para o ser humano.

Está precisando realizar uma coleta e análise de água em seu frigorífico? Não hesite de entrar em contato com nosso laboratório certificado pelo INMETRO para agendar um orçamento e coleta.

Redator e Analista SEO, ajudando a sua empresa a ter conteúdo de qualidade na internet! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.

Dicas Relacionadas

Adicionar um comentário